Como a análise de indicadores financeiros pode ajudar a empresa na tomada de decisões?
Atualmente, há muitas ferramentas disponíveis para oferecer mais segurança às escolhas feitas pelos líderes empresariais. Por isso, é importante estar atento para o método de análise escolhido, para que se diminua a chance de erros no futuro.
Por isso, pensando na importância de contar com ferramentas adequadas para as escolhas que uma empresa deve fazer, nossos especialistas prepararam este artigo sobre como a análise de indicadores financeiros pode ajudar a empresa na tomada de decisões.
Assim, se você tem dúvidas sobre o tema, acompanhe a leitura deste texto conosco. Temos excelentes dicas para o seu negócio!
Leia também: Planejamento Orçamentário 2023: o que é e por que deve ser feito.
O que são os indicadores financeiros?
Os indicadores financeiros são métricas que produzem informações financeiras reveladoras de aspectos importantes de uma empresa.
E esses indicadores podem aparecer em muitos níveis, seja para entender melhor uma atividade desempenhada no negócio, uma ação mais completa ou mesmo todo um setor empresarial.
Esses indicadores, então, reúnem informações valiosas para os gestores e para quem eventualmente deseja investir em um empreendimento. E atualmente cada vez mais investidores se baseiam nos indicadores financeiros para que possam decidir sobre suas escolhas.
Leia também: BPO de Folha de Pagamento em São Paulo: conheça os diferenciais da UP Consultores.
Qual a importância de uma análise de indicadores financeiros?
A principal razão para que um líder se baseie nos indicadores financeiros para sua tomada de decisão é a de que nesses dados estão localizadas informações fundamentais sobre a situação da empresa em um momento específico.
Assim, quando há, por exemplo, um aumento exponencial de vendas de um determinado produto, isso pode significar uma excelente notícia, mas é apenas com uma análise cuidadosa a partir dos indicadores financeiros é que se pode entender exatamente como aquele aumento beneficia a empresa.
Isso porque o lucro líquido pode não ser tão interessante, apesar de haver uma maior circulação no fluxo de caixa. E para que se avalie se esta situação é boa para a empresa é que se procura os indicadores financeiros, por isso eles são tão importantes.
Leia também: Escrituração Contábil Digital: conheça mais sobre a ECD.
Alguns indicadores financeiros que podem ajudar a empresa na tomada de decisões
Então, agora que já vimos o que são indicadores financeiros e qual a importância de uma análise desses dados para a tomada de decisões, vamos falar efetivamente sobre alguns dos indicadores mais utilizados no mercado. Acompanhe conosco abaixo!
Custos fixos
Os custos fixos são todas aquelas despesas que permanecem invariáveis na empresa, independentemente se houver alguma mudança no faturamento.
Aqui entram, então, os gastos com aluguéis, salários, contas a pagar, insumos e muitos outros valores.
Indicador de margem operacional
A margem operacional avalia os resultados obtidos em vendas de uma empresa. Esse indicador é alcançado com uma conta simples: deve-se dividir o valor total das vendas pelo desempenho da operação para que todas as vendas fossem obtidas.
Assim, todas as despesas feitas para obter as vendas são analisadas e é possível obter o percentual da margem operacional.
Ticket médio
Este indicador obtém o valor médio de cada venda feita por uma empresa. Assim, para que se possa encontrar o ticket médio deve-se dividir o faturamento pela quantidade de vendas no período que se deseja analisar.
Nível de endividamento
Este indicador também é fundamental para analisar a situação de uma empresa no mercado. Com ele é possível obter informações sobre os empréstimos e dívidas ativas com fornecedores, entre muitas outras coisas.
O nível de endividamento é obtido a partir da divisão dos passivos com os ativos da companhia.
Como a análise de indicadores financeiros pode ajudar a empresa na tomada de decisões?
Agora que já entendemos o que são os indicadores financeiros, qual sua importância e alguns dos principais indicadores utilizados pelo mercado, vamos falar sobre como a análise desses indicadores pode ajudar a empresa na tomada de decisões. Acompanhe conosco abaixo.
Ao comparar o resultado do indicador com o seu histórico anterior
Para que funcione de forma perfeita, um indicador deve sempre ser colocado em comparação com suas análises anteriores. Caso esse histórico não exista, ele deve ser construído ao longo do tempo.
Quanto maior for a base de dados do indicador ao longo do tempo, maior será a confiabilidade que esses dados terão.
Ao interpretar de maneira eficiente os resultados
Os resultados obtidos por meio dos indicadores financeiros precisam ser bem compreendidos. Ou seja, caso o lucro de um determinado produto tenha diminuído, é preciso entender o que gerou aquilo.
Assim, com um estudo aprofundado, é possível garantir uma leitura mais eficiente desses indicadores financeiros.
Ao decidir ações e projetos
Então, agora chegamos em um ponto chave deste artigo: uma boa análise de indicadores financeiros servem para que se possa decidir sobre ações e projetos importantes para o empreendimento.
Então, a partir deles pode-se estabelecer um objetivo de crescimento muito mais seguro e confiável a todos os líderes e investidores da empresa.
Leia também: Tipos de CNPJ: saiba a categoria ideal para sua empresa
Conte com o apoio da UP Consultores!
Agora que você compreende melhor como a análise de indicadores financeiros pode ajudar a empresa na tomada de decisões, saiba que você pode contar com o apoio da UP Consultores!
Somos uma empresa com mais de 20 anos de atuação e sempre trabalhamos para contribuir com o crescimento dos empreendimentos de nossos clientes.
Para saber mais sobre as nossas soluções, entre em contato conosco. Gostou deste artigo, conheça mais textos como este em nosso blog.
Siga também as nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece na UP Contabilidade!
Leia também: Por que sua empresa precisa de uma consultoria em gestão de negócios.