Índices de liquidez: tudo o que você precisa saber para gerenciar o seu negócio

Índices de liquidez: tudo o que você precisa saber para gerenciar o seu negócio

O mercado empresarial usa diversos métodos para que gestores e investidores possam avaliar a situação em que uma companhia se encontra em um determinado momento de sua história. Esses métodos são muito importantes e podem indicar se uma empresa é confiável ou não, por exemplo.

 

Um desses índices é o de liquidez, que aponta para a capacidade de uma empresa ser capaz de pagar suas dívidas. 

 

Por isso, neste texto vamos falar sobre esses índices de liquidez e tudo o que você precisa saber sobre eles para gerenciar o seu negócio.

 

Desejamos a você, então, uma boa leitura!

 

Leia também: Redução de custos: é possível garantir sem perder produtividade.

O que são os índices de liquidez

Os índices de liquidez, como dissemos, indicam o nível de capacidade de uma empresa em lidar com suas dívidas futuras. É por meio desse indicador que gestores e investidores podem conhecer melhor a situação de fluxo de caixa e o ciclo financeiro, por exemplo, da empresa em questão.

 

As informações-base utilizadas por analistas para que os índices de liquidez sejam feitos são compostas pelos demonstrativos contábeis, ou seja, seu balanço patrimonial e tudo o que compõe as contas da empresa.

 

Leia também: Qual a importância do capital de giro para a sustentação do negócio?

Como analisar um índice de liquidez?

O índice de liquidez é divulgado pela própria empresa e tem uma regra geral de funcionamento. Para que os investidores possam conhecer melhor sua situação financeira, a regra parte do número 1. Vejamos a explicação:


  • Empresa no azul;

Neste caso, se a empresa tem dinheiro em caixa para cumprir com todas as suas obrigações financeiras com folga, o índice de liquidez deve ser superior a 1.


  • Empresa capaz de pagar as contas;

Caso a empresa tenha o necessário para cumprir com suas obrigações, sem sobrar nenhum valor, o índice de liquidez deve ser igual a 1.


  • Empresa no vermelho;

Aqui, a empresa está no vermelho. A curto prazo, ela não é capaz de pagar todas as cobranças financeiras que tem. O índice de liquidez neste caso é menor do que 1.

 

Leia também: Contabilidade para franquias em São Paulo: por que contar com a Up Consultores.

Quais são os tipos de índices de liquidez?

Agora que você já conhece um pouco melhor os indicadores que tratam dos índices de liquidez, podemos aprofundar um pouco mais o assunto. Neste tópico, vamos falar sobre os tipos de liquidez existentes e seus usos.

 

Primeiramente, é preciso dizer que quatro tipos compõem a totalidade dos índices de liquidez. Destes quatro, dois se referem à capacidade de pagamento a curto prazo e os outros dois à capacidade a longo prazo. Falaremos mais sobre isso adiante, acompanhe conosco:

Índice de liquidez corrente (LC)

Este índice é conhecido também como índice de liquidez comum, por ser o tipo padrão e o mais analisado por especialistas para estudarem uma empresa. Neste caso, o índice é utilizado para entender a capacidade de pagamento das dívidas de uma empresa a curto prazo. 

Índice de liquidez seca (LS)

Aqui entra um índice parecido com o indicador anterior. A diferença é que o índice de liquidez seca não leva em consideração o estoque do ativo nas dependências da empresa, porque, segundo a análise, esses retornos são mais relevantes a longo prazo.

Índice de liquidez geral (LG)

Aqui aparece já o índice que visa analisar a empresa a longo prazo. Para isso são analisados as obrigações e direitos da companhia em um prazo mais expandido. É, então, o pagamento de contas do futuro. 

Índice de liquidez imediata (LI)

Este índice é considerado o mais conservador dentre os quatro. Neste caso, o indicador leva em consideração apenas o balanço patrimonial da companhia, ou seja, são apenas os valores disponíveis em caixa.

 

Leia também: Due diligence: o que é, quais os tipos e como realizá-la?

Conte com o apoio da UP Consultores!

Como vimos, os índices de liquidez representam questões importantes para a análise feita por gestores e investidores de um empreendimento. Neste texto não entramos em questões mais técnicas, como os cálculos que devem ser feitos para se chegar aos valores dos índices, mas isso pode ser feito por nossos especialistas em artigos futuros. Por isso, fique ligado em nosso blog.

 

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre os índices de liquidez e como eles podem ser aplicados à sua empresa, saiba que você pode contar com a UP Consultores.

 

Somos uma empresa com mais de 20 anos de atuação e sempre trabalhamos para contribuir com o crescimento dos empreendimentos de nossos clientes.

 

Para saber mais sobre as nossas soluções, entre em contato conosco!

 

Se você gostou deste artigo, conheça mais textos como este em nosso blog

 

Siga também as nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece na UP Contabilidade!

Leia também: Tipos de CNPJ: saiba a categoria ideal para sua empresa