Planejamento Orçamentário 2023: o que é e por que deve ser feito

Planejamento Orçamentário 2023: o que é e por que deve ser feito

O setor financeiro de uma empresa é o responsável por permitir que todos os outros departamentos possam executar suas tarefas de forma adequada. Isso porque, claro, é a partir dele que a divisão dos recursos empresariais é feita.

 

E, além disso, um bom planejamento orçamentário deve levar em consideração outras variáveis para que seja bem executado. A situação do mercado, por exemplo, é um bom indicativo para ser analisado e, a partir de um estudo, montar o orçamento empresarial.

 

Por isso, neste texto vamos tratar do planejamento orçamentário para 2023, com suas análises e previsões de especialistas. 

 

Desejamos a você, então, uma boa leitura!

 

Leia também: Tipos de CNPJ: saiba a categoria ideal para sua empresa.

O que é o planejamento orçamentário

O planejamento orçamentário é um conjunto de ferramentas utilizadas para que uma empresa possa prever de maneira eficiente suas entradas e saídas financeiras durante um determinado período de tempo. 

 

O objetivo final é prever gastos supérfluos ou mesmo desnecessários em um projeto ou setor. Assim, é possível alocar os recursos corretos para cada uma das necessidades empresariais.

 

O planejamento orçamentário trabalha com números projetados, e isso é importante porque permite que as decisões futuras sejam mais bem embasadas e direcionadas.

 

Leia também: BPO de Folha de Pagamento em São Paulo: conheça os diferenciais da UP Consultores

Como elaborar um bom planejamento orçamentário?

Para que um bom planejamento orçamentário seja feito é preciso que se entenda bem as características da própria empresa contratante. Isso porque uma companhia pode ter necessidades que outras não têm, e pode apresentar dificuldades só de sua organização ou de seu mercado de atuação.

 

Por isso é sempre indicado contar com o apoio de um profissional do ramo. Assim o planejamento orçamentário será feito de forma eficiente e segura. 

 

Ainda assim, é possível estabelecer alguma base comum, um conjunto de procedimentos que deve ser seguido em todo planejamento deste tipo. E é isso o que faremos a seguir. Por isso, acompanhe conosco como elaborar um planejamento orçamentário segundo nossos especialistas.

Definir os objetivos do planejamento orçamentário

Para que se possa ter um planejamento realmente eficiente, é preciso definir bem os objetivos envolvidos nesse serviço. Isso quer dizer que os gestores precisam deixar claro quais as metas a serem alcançadas em um determinado período, para que o planejamento seja traçado em cima desta demanda.

 

Por isso, não perca tempo! Estabeleça metas continuamente e tenha sua equipe engajada em todo o planejamento empresarial.

Estabelecer uma data limite

Em geral, o planejamento orçamentário segue o exercício financeiro da lei orçamentária. E essas datas seguem o ano civil, ou seja, têm início em 1 de janeiro e fim em 31 de dezembro. 

 

Então, como dizíamos, em geral essas datas seguem o próprio ano civil. Porém, de acordo com a expectativa e os objetivos dos gestores, é possível criar datas alternativas, de acordo com o que se pretende alcançar com o planejamento.

 

Assim, independentemente de seguir ou não o ano civil, é importante estabelecer essa data limite para que o planejamento orçamentário tenha um foco maior.

Estabelecer uma previsão de vendas

Em seu planejamento orçamentário, estabeleça uma previsão de vendas. O objetivo dessa previsão não é acertar exatamente o que será vendido no período estabelecido, mas analisar o que deve ser melhorado caso o número não seja atingido; caso seja atingido, o objetivo é passar a aderir a práticas feitas no processo.

Estabelecer uma previsão de deduções

Assim como as vendas, deve ser feita também uma previsão de deduções. Aqui são contados os tributos, os cancelamentos, a matéria prima, os fretes e tudo o mais que entrar no processo e contar como despesa.

Sempre revisar todo o processo

Assim que o planejamento for colocado em prática, é preciso sempre estabelecer períodos de revisão. Esses períodos podem ser definidos antes ou até mesmo durante o processo, quando alguma meta for batida. 

 

Leia também: Qual a importância do capital de giro para a sustentação do negócio?

Conte com o apoio da UP Consultores!

Agora que você já conhece a importância de se fazer um planejamento orçamentário em 2023, saiba que você pode contar com o apoio da UP Consultores.

 

Somos uma empresa de Consultoria Contábil e B.P.O e atuamos há mais de 6 anos no mercado. Nossa origem se deu por meio da união de profissionais oriundos de multinacionais e de grandes BIG FOUR na cidade de São Paulo capital.

 

Atualmente, atendemos cerca de 300 clientes entre carteira fixa e rotativos. Nossa equipe é composta por mais de 35 profissionais diretos e indiretos que atuam de acordo com nossa cultura, que é a de focar e obter a melhor solução para o cliente.

 

Por isso, entre em contato conosco! Se você gostou deste artigo, conheça mais textos como este em nosso blog

 

Siga também as nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece na UP Contabilidade!

Leia também: Redução de custos: é possível garantir sem perder produtividade